segunda-feira, 26 de outubro de 2009

De onde vem a frase "Gentileza Gera Gentileza"?


Nas paredes de nossa escola têm aparecido vários cartazes falando sobre gentileza e em alguns deles aparece a frase "gentileza gera gentileza". Que frase é essa? Quem a criou? Descubra agora o autor dessa frase tão bonita e tão famosa.

Em 17 de dezembro de 1961, o incêndio do Gran Circus Norte-Americano em Niterói, no Rio de Janeiro, deixou mais de 400 mortos, na maioria crianças. A tragédia comoveu não só o Brasil mas o mundo inteiro.
Nesse dia o empresário José Datrino de 44 anos foi para o local consolar as pessoas e ajudar no que pudesse. Foi aí que surgiu o Profeta Gentileza.
Muitos cariocas devem se lembrar da figura de Datrino:cabelos e barba longos, vestindo uma bata branca com apliques cheios de mensagens e levando na mão um estandarte com dizeres em vermelho.
Durante 35 anos, ele percorreu a cidade, viajou nas barcas Rio-Niterói, entrou em trens e ônibus para fazer a sua pregação e oferecer flores a todas as pessoas. Seu lema era "gentileza gera gentileza"
Ele pintou as 55 pilastras do movimentado viaduto do Gasômetro com inscrições fazendo uma crítica ao mundo e propondo uma alternativa ao mal-estar das pessoas no mundo de hoje.
Foi uma das primeiras pessoas a denunciar os abusos contra a natureza e progou o "AMORR" (ele tinha um jeito diferente de escrever) e a gentileza como salvação do mundo.
Aos que o chamavam de louco, respondia: "Sou louco para te amar e maluco para te salvar". E se alguém tentava lhe dar esmola, ele recusava, sorrindo: "Eu não quero seu dinheiro, meu filho, quero muito mais: quero seu espírito para Deus".
Após sua morte em 1996, os textos foram cobertos de tinta cinza por ordem da prefeitura, o que gerou protestos da população .
Hoje recuperados pela Universidade Federal Fluminense e registrados em CD-Rom, o grafismo do Profeta Gentileza épatrimônio artístico-cultural do Rio de Janeiro.

Fonte sobre o Profeta Gentileza: Reporter Net (texto com algumas adaptações)

4 comentários:

cristina disse...

Colegas, alunos, pais,

contamos com todos para termos mais gentileza e um mundo melhor para vivermos!
Cristina Freund

Catia Araujo disse...

Como é bom saber um pouco da história de alguém tão humilde que dedicou seu tempo a passar boas mensagens para os outros!

www.estyloproprio.blogspot.com disse...

Excelente a iniciativa do Blog: Gentileza na Escola. Parabéns ! É muito bom saber o autor desta frase..., que deixou um legado tão importante para a história do Rio de Janeiro. Vamos fazer valer esta frase...,ok!!!

Anônimo disse...

esse blog me ajudou muito em minha pesquisa e o profeta gentileza era um homem incrivel!!!;)